Porque as sonecas são importantes e quando devem acabar

 

Porque as sonecas são importantes e quando devem acabar

 

Alguns pais podem não entender porque a escola tem a hora da soneca ou porque o filho precisa desse momento quando já está maior. Outros acham que é normal ou que é só uma fase da criança não dormir o tempo recomendado. Por isso, decidimos explicar a importância da soneca e quando é a hora certa de tirar esse horário da rotina do seu pequeno.

O que acontece durante a hora da soneca?

Ter qualidade de sono desde pequeno é muito importante para o desenvolvimento de diversos aspectos da saúde, como: imunidade, funcionamento hormonal, funções metabólicas, bem-estar físico e emocional, crescimento e desenvolvimento cognitivo. Por isso, é tão importante seguir o tempo de sono recomendado em cada fase da vida. No caso das crianças, é o seguinte:

 

0 – 3 meses: de 14 a 17 horas

4 – 11 meses: de 12 a 15 horas

1 a 2 anos: de 11 a 14 horas

3 a 5 anos: de 10 a 13 horas

Como a soneca da manhã e da tarde são diferentes?

Os dois momentos têm efeitos diferentes no organismo, por isso é tão importante que a criança não perca nenhum dos momentos. Durante o sono da manhã, a criança normalmente passa pelo estágio REM, momento em que acontecem os sonhos e estamos mais ligados à memória, ao desenvolvimento cognitivo e à maturação cerebral. Já na soneca da tarde, acontece o sono NREM, no qual acontecem a restauração física e o crescimento.

Algumas dicas para aproveitar bem a hora da soneca

Para uma soneca realmente restauradora, o ideal é que ela tenha por volta de 1 hora de duração, sendo o mínimo recomendado de 45 minutos e o máximo de 2 horas. Se o bebê não dorme por todo este tempo, é preciso observar se tem algo atrapalhando como a luz no quarto, se já passou da hora de dormir ou se ele dormiu fora do horário. É muito importante estabelecer uma rotina de horários para as sonecas. Isso também ajuda muito no desenvolvimento da criança.

É importante estar escuro para a soneca?

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, dormir no escuro é essencial para a qualidade do sono de todas as pessoas, independente da idade. A melatonina é a principal responsável pela indução do sono e pela regulação do nosso relógio biológico, mas ela só é liberada de forma adequada quando estamos dormindo totalmente no escuro.

A melatonina diminui muito durante o dia, por isso é um problema quando vamos dormir muito perto do nascer do dia. Por isso também é recomendado que a soneca das crianças seja feita, preferencialmente, no escuro. Dessa forma, o organismo dos pequenos já é acostumado com o ritmo e as sonecas terão a melhor qualidade possível.

Quando é a hora certa de retirar a hora da soneca da rotina?

Quando a criança começa a mudar o comportamento e levar mais de 40 minutos para dormir ou perder o sono na hora da soneca, é um sinal de que seu comportamento e metabolismo estão mudando e talvez ela já não precise mais destes momentos. Também é importante estar atento ao comportamento do sono à noite. Se dormir de tarde começa a criar dificuldades para dormir à noite, também é um sinal importante para interromper as horas da soneca.

Dicas para começar a retirar a hora da soneca

  1.  Faça a mudança de forma gradual. Um dia com soneca e dois sem, aumentando progressivamente até a criança não precisar mais.
  2. Caso ela ainda precise da soneca, cuide para que não passe de 1 hora. Muitas vezes 15 ou 30 minutos são suficientes para o descanso.
  3. Coloque seu pequeno para dormir mais cedo. Como ele não terá mais o sono da tarde, quanto mais cedo ele dormir à noite, melhor será para o descanso e bem-estar.
  4. Transforme a hora da soneca na hora do descanso. Ele não vai dormir, mas não quer dizer que não precise de um tempo para descansar. Use esse momento pra criar a hora da leitura, ouvir músicas tranquilas ou brincadeiras que não demandem tanto das crianças, como pintura ou massinha.
  5. As crianças têm necessidades diferentes, portanto é muito importante observar o que o seu filho precisa, como ele se comporta. Isso é mais importante do que seguir um protocolo específico.
Open chat
Olá, seja bem vindo ao nosso canal de atendimento! Como podemos te ajudar?